Seguidores

sábado, 3 de abril de 2010

Qual seu real sofrimento?

E a Páscoa chegou... e nada consegui me desfazer... Apenas olhar para o que me aflige.

Estou com minha mãe com câncer a 4 anos...Em nossas idas ao hospital para a quimioterapia, crianças me pedem ajuda no farol... em minha volta vejo tristezas e angustias .

O Sol pode estar em Áries,Lua em Sagitário,Vênus em Touro, Júpiter em Peixes mas nenhuma animação sinto...Pelo contrário...

Quando estou acompanhando "a via sacra" de minha mãe em sua quimioterapia, sinto de tudo...começando pela compaixão e terminando na raiva...Os doentes parecem que disputam o tempo que estão em tratamento e quando aparece uma "novata" começam a falar tudo que a espera neste caminho.......

E eu? O que faço lá?Converso com meus botões, sinto minha total impotência em mudar o destino...E sinto raiva...muita raiva por ela estar doente e passando e vivendo por tudo isso. Eu sei...Sou infantil e não estou respeitando a forma de cada um caminhar e aceitar seu destino...E o meu também, pois estou lá,sem sofrer de câncer mas fiel ao tempo de tratamento...

Chego em casa e o clima no muda... o mal estar se faz presente...as noites mal dormidas...os vômitos..enfim...Me sinto doente também e “contamindo” os demais que moram comigo...

Páscoa é a celebração da vida...Mas esta não é somente abundância, é também tristeza, dores, mágoas, apegos, pobreza...

Somos imperfeitos...E através de nossos sintomas de imperfeição é que temos a capacidade de reconhecer nosso sofrimento e dificuldades.

Claro, dependerá sempre daquele que sente o sofrimento e o que ele poderá fazer com isso...Sua atitude perante ele!

Não adianta fugir dos males, catástrofes, dores, muletas e muito menos se resignar. É necessário seguir...Pois este caminhar é que é a verdadeira fonte geradora de Vida! Se ficarmos acomodados ou achando que é assim mesmo, permanecemos na ignorância ou ganância cega do egoísmo humano, como eu, tendo raiva de minha impotência...

" Jesus disse: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes (injustiça social) a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" Mat.25:40.

A injustiça é feita quando cada um de nós subjulgamos nossos semelhantes ou a nós mesmos e nos calamos perante tamanho descaso.

A Páscoa é estrutural, social e pessoal...

" Jesus disse que ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25)."

Ressurreição é a possibilidade de cada um de nós sairmos de nossos tormentos... social e pessoal. Mas não há ressurreição sem libertação...

Libertando de meus apegos, dores e sofrimentos, sei que conseguirei vislumbrar um futuro, pois se deixá-los guardados sem aprender nada com eles, continuarei a assistir o mesmo filme...

Roberto Shinyashiki tem a seguinte frase:

"Desprendimento é a capacidade de abandonar o que não está funcionando para aprender o novo. É desapegar-se de certa maneira de fazer algo para conseguir um resultado melhor".

Pois é...páscoa...E eu aqui...tentando aprender o que fazer com cada lamento...

E você, qual a Penitência que impôs em relação aos males que cometeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário